segunda-feira, 2 de maio de 2011

A Luta do MLT não Para!!!

Em mais uma ação visando lutar por moradia, cerca de 176 famílias do Movimento Luta Pelo Teto (MLT) ocuparam na manhã de ontem, o conjunto residencial Jardim da Praia, na rua Professor Diógenes Fernandes Távora, no bairro de Jardim Fragoso, em Olinda. No total, foram 11 blocos, com oito apartamentos (cada), que estão desocupados desde o ano de 2002, por risco de desabamento. De acordo com a coordenação do movimento, a ocupação foi realizada por famílias carentes da localidade, por volta das 4h de ontem. O movimento, que já possui ocupações em Paulista, Abreu e Lima e Camaragibe, prometeu permanecer no local até que os órgãos competentes se pronunciem.


De acordo com um dos coordenadores do MLT, Sérgio Capoeira, em alguns minutos depois, a Polícia Militar despejou todo mundo. Contudo, eles informaram ainda que aproveitaram a troca de plantão dos PMs e invadiram novamente. “Nosso objetivo aqui é cobrar por moradia para essas 176 famílias daqui do bairro de Jardim Fragoso. Os prédios estão há mais de dez anos desocupados e consideramos isso um absurdo, por isso, estamos dispostos a ficar aqui, até que a Justiça entre com a reintegração de posse”, disse.

Na mesma localidade, há quase 12 anos, aconteceram duas grandes tragédias envolvendo edificações tipo caixão: o edifício Éricka, que desabou em novembro de 1999, deixando quatro pessoas mortas e 11 feridas e um mês depois foi o Bloco B do residencial Enseada de Serrambi, que caiu deixando um saldo de sete pessoas e outras 11 feridas. Os dois prédios ficavam a cerca de 500 metros de distância, um do outro, o que causou pânico entre os moradores de outros prédios vizinhos.

Segundo informações repassadas pela assessoria da PM, dos 12 prédios que compõem o conjunto residencial, 11 deles foram invadidos pelo movimento. A PM informou que não houve prisão, assim como não houve retirada do pessoal e que as cinco viaturas se encontravam no local apenas para o monitoramento da ação realizada pelos manifestantes.


A assessoria de imprensa da Caixa Seguros informou - por meio de nota - que vai “peticionar em juízo noticiando esses fatos e requerendo uma determinação do Magistrado para retirar as pessoas, reforçando a urgência, haja vista o perigo de desmoronamento dos prédios”, diz a nota. Além disso, mesmo com o serviço de guarda contratado pela seguradora foi impossível impedir que as pessoas invadissem os prédios na madrugada de ontem.

Em nota a Prefeitura de Olinda esclareceu que realizou uma reunião entre o grupo que está ocupando os prédios no bairro de Jardim Fragoso e representantes da Secretaria de Transportes, Controle Urbano e Ambiental do município. Segundo a secretaria, foi explicado sobre o risco que essas pessoas correm ao ocupar o local. Com isso, a desocupação está em processo de negociação. Contudo, os ocupantes exigiram a elaboração de um cadastramento para que sejam projetadas oportunidades de moradias para estas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário